quarta-feira, maio 18, 2005

Jornais brasileiros e portugueses - análise comparada do processo de produção de notícias


Jornais brasileiros e portugueses - análise comparada do processo de produção de notícias, eis o título da tese de mestrado defendida pela jornalista brasileira Juliana Iorio, na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, Portugal.

O objectivo principal deste trabalho foi encontrar diferenças e apontar semelhanças no processo de produção de notícias em quatro jornais de mesmo porte, dois de cada lado do Atlântico. Os jornais Diário de Notícias e Público foram os escolhidos em Portugal. No Brasil, o estudo centrou-se nos jornais O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo. A jornalista estudou esse processo a partir de conceitos como a selecção de notícias (gatekeeping), a definição de agenda ou pauta (agenda-setting), o enquadramento (framework) e a produção de notícias (newsmaking).

Quanto ao trabalho empírico, Juliana Iorio observou a reunião de redacção da manhã nos quatro jornais, onde os editores preparam o trabalho do dia, tanto em Lisboa quanto em São Paulo. Usou também um questionário dirigido aos directores e editores e fez entrevistas em profundidade com os editores das secções de nacional e internacional, áreas onde se produzem normalmente as notícias sobre Portugal e Brasil.

Para o professor e orientador da tese, Rogério Santos, “este trabalho percebeu que, ao contrário do que poderíamos imaginar, os critérios de seleção e edição de notícias nos dois países são muito semelhantes. O que leva a autora a falar em uma cultura jornalística universal”.

Segundo Jorge Pedro de Sousa, professor de comunicação na Universidade Fernando Pessoa, no Porto, em Portugal, “esta tese representa um esforço positivo da autora para a clarificação dos processos de produção jornalísticos”.

Jorge Pedro de Sousa também referiu que o trabalho fornece dados relevantes para os estudos jornalísticos comparados no mundo lusófono, ao mostrar que o “faro jornalístico” ainda é mais importante para os jornalistas do que eventuais estudos de mercado e ao revelar o papel do acaso no processo jornalístico.
Após as reformulações necessárias, a autora promete disponibilizar a tese para todos os interessados. Aguardem!

2 comentários:

daniela bertocchi disse...

Juliana,
Ótima iniciativa a sua. Parabéns! Fiquei muito feliz com o convite.
Vamos nos falando...
Beijos,
Daniela

Gonçalo Pereira disse...

Só hoje é que dei conta da existência deste blog. Um abraço para os gestores do projecto, em particular para o professor Rogério e para a Juliana.