Esta frase foi proferida pelo Sociólogo e Professor do ISCTE em Lisboa, Pena Pires, numa Conferência promovida pelo Alto Comissáriado para a Imigração e as Minorias Étnicas (ACIME), que a partir de agora irá chamar Alto Comissariado para a Imigração e o Desenvolvimento Intercultural (ACIDI).
Para Pena Pires, "Minorias Étnicas" e "Etnicidade" são palavras que não têm mais sentido nos dias de hoje. Utilizá-las, por si só, representa um acto discriminatório. Afinal de contas, quem são as minorias actualmente? Será que é a etnicidade das pessoas que as definem hoje em dia? Ou são os valores de caráter económico que as definem? Num mundo onde a mistura de raças é cada vez mais presente, falar em etnicidade já não tem mais sentido...
Pena Pires lembrou de uma reportagem que saiu na edição de 23 de Fevereiro de 2007, do Jornal Público, dizendo que "Portugal não é um País Racista, mas é um País Preconceituoso". Segundo este Sociólogo, o preconceito é cultural. Por isso, muitas vezes, mesmo sem sermos racistas, nos vemos obrigados a sermos preconceituosos para fazermos parte de uma cultura. A solução para se por fim a isto, segundo este Professor, é a Norma! "A eficácia da norma, independente da cultura subjacente, é fundamenta. Não podemos mudar a cabeça das pessoas, mas podemos mudar os seus comportamentos através da mibilização da sanção social. Devemos induzir as pessoas ao auto-controlo se quisermos acabar com a discriminação", salientou Pena Pires.
Sem comentários:
Enviar um comentário