sexta-feira, junho 26, 2009

Crianças e Jovens em Notícia

No passado dia 18 de Junho, realizou-se, no Museu da Cidade, em Lisboa, o lançamento do livro “Crianças e Jovens em Notícia”, organizado pela Prof. Dra. Cristina Ponte. Este livro corresponde à publicação das actas do 1º Seminário “Infância, Cidadania e Jornalismo”, realizado pelo Instituto de Apoio à Criança, pelo Centro de Investigação Media e Jornalismo e pela Comissão Nacional de Protecção das Crianças e Jovens em Risco.
Cristina Ponte e Estrela Serrano
O lançamento de "Crianças e Jovens em Notícia" foi comentado pela Dra. Estrela Serrano, da Entidade Reguladora para a Comunicação Social, que disse tratar-se de "um livro muito profundo, uma obra completa, que surge numa altura em que as crianças preenchem muito a agenda mediática do país”. Por isso, “este livro é uma mais-valia porque aborda questões que precisam ser discutidas com os jornalistas”, continuou.
“Crianças e Jovens em Notícia” fala sobre a questão da imagem da criança e do jovem nos media e as conclusões a que se chegaram, segundo Estrela Serrano, muitas vezes são assustadoras e convergentes. Um exemplo disto é a estigmatização dos jovens em função da sua etnia. “Há um reducionismo dos jovens violentos associados à etnia dos mesmos”, constatou. Estrela Serrano enfatizou ainda que, “este trabalho ajuda-nos a perceber o que deve ser considerado o superior interesse da criança”.
Cristina Ponte referiu que o lançamento deste livro em 2009 é muito importante pois, “este ano faz 20 anos que foi aprovada a convenção sobre os direitos da criança.
Trata-se de um livro plural, realizado por investigadores provenientes de diferentes instituições, que falam sobre a representação das crianças e jovens nos media, mas que também dá a voz à estas crianças”, continuou.
Este livro pode fazer pensarmos neste tema a fundo, já que muitas vezes, no seu dia-a-dia, o jornalista não tem tempo para pensar em temas como este. Além disso, o livro pode contribuir para uma maior literacia dos media e para uma maior abertura sobre este tema nos media”, explicou a autora.
A jornalista e investigadora Lídia Maropo, uma das colaboradoras neste livro, ressaltou ainda que, “todos somos responsáveis pela maneira como a criança e o jovem é representado nos media, e não só os jornalistas que, muitas vezes, não são especializados nestes temas”.
“É por isso que as fontes de informação são muito importantes para a realização do trabalho dos jornalistas”, acrescentou.
PS: Esta notícia foi produzida por Juliana Iorio para o site do Programa Escolhas, sendo a sua publicação neste blog autorizada.

Sem comentários: