Este é o nome do documentário que fui assistir hoje, em Lisboa, integrado no Indie 2010 - 7º Festival Internacional de Cinema Independente. Trata-se de um documentário do brasileiro Gabriel Mascaro, que fala sobre alguns proprietários das chamadas "coberturas" (penthouses) no Brasil, e as suas relações com o mundo que os rodeia. Penso que independente da leitura que se possa fazer deste documentário, é de impressionar a falta de noção, que algumas pessoas com alto poder aquisitivo, têm no Brasil. São pessoas completamente alienadas da realidade que as rodeia e vivem, de facto, num mundo totalmente a parte.
Segundo o autor deste documentário, das 8 personagens que aceitaram nele participar, duas acabaram por elogiá-lo e as outras seis não teceram comentários.
Eu penso que, ainda bem, que só duas das personagens elogiaram o documentário! Não que ele não seja óptimo! Mas é que isto, vindo delas, significa que elas não tiveram a mínina noção do papel que ali representaram! Se as outras seis não teceram comentário, isto é, por um lado, muito positivo, pois mostra que elas, pelo menos, pararam para pensar sobre o assunto!
Quem sabe este documentário não foi um "abridor de olhos", e, a partir disto, estas pessoas começaram a tomar consciência de que a realidade que as rodeia, vai muito além da "cobertura" onde vivem...
Veja o trailler de "Um Lugar ao Sol", de Gabriel Mascaro
E, se puderem, assistam ao documentário! Vale mesmo a pena!
Ainda integrado no Indie 2010, outro documentário que vale a pena conferir é "Cidade dos Mortos", de Sérgio Tréfaut. O já conhecido autor de "Lisboetas" mostra-nos agora um cemitério, no Cairo, cheio de vida! Lá, entre túmulos, moram pessoas que não encontraram outro lugar para viver...
1 comentário:
Meu deus!
Já so o trailer deixa ver muita coisa... Obrigada Juliana por destacar isto. espero ainda conseguir apanhar
Um abraço
Enviar um comentário