sexta-feira, agosto 27, 2010

Alteração de morada no SEF

Ontem fui ao Serviços de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) para alterar a minha morada, porque, segundo a lei, temos até 60 dias para efectuar tal alteração após a mudança.

No entanto, para a minha surpresa, fiquei a saber que, ao efectuarmos a alteração da morada, somos obrigadas a fazer um novo cartão de autorização de residência e este cartão custa 30,60 euros. Esta alteração necessita de um comprovativo de morada e, no caso de não termos o contracto de arrendamento ou a escritura da casa, por não sermos nós a arrendar ou os proprietários da mesma, temos de apresentar um atestado da Junta de Freguesia (uma espécie de Subprefeitura) que comprove que, agora, estamos a residir naquele bairro. Ora, se este atestado também tem um custo de 30,00 euros, no fim, acabei por gastar 60,60!

Então, perguntei o que aconteceria se, por acaso, eu não fosse alterar a morada nos 60 dias previstos, e só o fizesse quando fosse renovar a minha autorização de residência. Mais uma vez, para a minha surpresa, fiquei a saber que, quem não altera a morada dentro do prazo é obrigado a pagar uma multa de 27,00 euros. Ora, se a multa é de 27,00 euros, qual é a vantagem de alterar a morada antes, se, com isso, acabei por gastar 60,60?

7 comentários:

lipegon disse...

Mais Portugal que isso, impossível. O mesmo se aplica as extensões de visto. Sai mais barato viajar para Croácia ou Marrocos e voltar como turista, do que renovar legalmente o visto.

Jn disse...

Mais BraZil que isto é impossível! Paga a multa e paga também os 60 euros! oh estupidez! Mas essa de viajar para a Croácia ser mais barato que renovar um visto ainda é melhor :) só se for de bicicleta e a pão e água! E mesmo assim...

大卫 disse...

atestado da junta de freguesia nao custa mais de 5 euros

Unknown disse...

quando fui renovar a carteira tinha esquecido d renovar a morada eles nem me cobraram ahahhaa acho q se esqueceram.

ainda bem que li sua msg. ia mudar a morada agora mas n faz sentido mesmo se vou renovar residencia em julho de 2020 ahahaha

Sérgio Braz disse...

Boa noite. É necessário agendamento para mudar o endereço do cartao de residencia?

Unknown disse...

Nao paguei nada para pegar o atestado na junta da freguesia.

Unknown disse...

TAM gostaria de saber