Visto que eu vivo em Portugal, o correcto seria fazer uma retrospectiva sobre esse país... no entanto, como sou brasileira, estou no Brasil, e estou a ver grandes mudanças neste país, resolvi escrever sobre o Brasil.
O Brasil que encontrei este ano é um Brasil onde os preços das coisas (desde restaurantes à roupas) estão, para mim que vivo em Portugal, impraticáveis. Ainda bem que, ao que parece, os brasileiros estão com poder aquisitivo para consumirem. E como estão consumindo! Apesar dos preços, reclama-se que falta tudo porque as indústrias não estão dando conta de reporem o estoque, devido a procura intensa! Visto por um lado, isto pode parecer muito posistivo... Mas, por outro lado, será que a população brasileira está mesmo com dinheiro, ou trata-se de facilidade de acesso ao crédito? E se o país não permanecer assim por muito tempo, será que as pessoas conseguirão pagar o crédito adquirido?
No Brasil de hoje precisa-se de tudo! Os engenheiros reclamam que não têm mão-de-obra para as construções (e como há construções!!!), as famílias reclamam que não existem empregadas domésticas... Isso porque, como a oferta de trabalho é muita, os pedreiros e as empregadas estão podendo escolher onde querem trabalhar. Com isso, o empregador que pagar mais consegue os empregados que quer, e os empregados estão cada vez mais selectivos. Com isso também, as pessoas consideradas "mais velhas", estão sendo cada vez mais necessárias no mercado de trabalho. A experiência está sendo bastante valorizada e por isso, já não mais se descarta quem tem mais idade.
A contrapartida disso tudo é que, infelizmente, um país que sempre foi conhecido pela excelência no atendimento, tem piorado muito nesse sector. Esse é o problema quando a oferta de trabalho é muita! "Se eu perder esse emprego, arrumo outro rapidinho!"
Enfim, o Brasil de hoje está muito melhor em vários aspectos mas, como tudo, com alguns aspectos negativos que vieram à reboque... Resta-nos saber se tais melhorias serão sustentáveis... Mas isto, só o tempo nos dirá!
Sem comentários:
Enviar um comentário