terça-feira, março 01, 2011

A aventura de se renovar a autorização de residência em Portugal

Bem pessoal, Sempre que eu vou renovar a minha autorização de residência (AR), em Portugal, eu posto aqui como é que foi.
Pois bem! Fui renová-la no dia 17 de Fevereiro e, pela primeira vez tive de fazer no Posto de Atendimento do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) localizado no Centro Nacional de Apoio ao Imigrante - CNAI, porque mudei a minha morada. Até então, sempre havia feito no SEF da Avenida António Augusto Aguiar.
Apesar de ter achado que no CNAI foi muito mais rápido do que no SEF da António Augusto Aguiar (tinha horário marcado para as 10h30, cheguei às 9h50, e fui logo atendida!), o que me irritou desta vez (porque infelizmente, desde que eu faço isso, e olha que já faz MUITO tempo, sempre tem que ter alguma coisa para irritar!) foi o facto de cada Posto de Atendimento do SEF em Portugal actuar de um jeito!

Já há dois anos que no SEF da António Augusto Aguiar, não era necessário levar fotocópias e nem fotos, porque lá tudo é electrónico. Ou seja, eles digitalizam os documentos, tiram foto na hora e a assinatura é digital. No CNAI, a primeira pergunta que me fizeram foi: "Trouxe fotocópias?" Ahrrrr!!! Que ódio! Conclusão: Ficaram com os meus documentos originais e lá tiraram fotocópias do meu passaporte e do meu IRS, porque com estes eles não poderiam ficar! Depois veio a pergunta das fotos! Tive que ir tirar duas fotos tipo passe... Por fim, me deram um protocolo que não diz nada, ou seja, não é como o que nos dão na António Augusto Aguiar, que diz que aquele pedaço de papel é válido como Autorização de Residência por 60 dias. No pedaço de papel que me deram não está escrito nada. Tem apenas um número (o número do meu processo) e diz que foi dado entrada no dia 17 de Fevereiro de 2011. Ora, se me pedem um documento de identificação em Portugal, e eu dou aquele papel, obviamente, por mais que me digam que as pessoas são obrigadas a aceitarem aquilo como um documento de identificação, sabemos que ninguém aceita. Eu mesma não aceitaria! Só o SEF aceita! Mas as vezes temos que nos identificar perante outras instituições que não o SEF, pois não?
Enfim... disso tudo, a única coisa boa foi o facto de me terem cobrado só 41 euros para eu fazer essa renovação, porque o ano passado eu paguei mais! Não entendi! Não entendi mas também não perguntei! Paguei e saí correndo! :)

4 comentários:

Unknown disse...

OLA JULIANA,CONCORDO CTG EE UMA SAGA IR AO SEF E AGORA EM ABRIL RENOVO MINHA RESIDENCIA E JA ESTOU ME PREPARANDO PARA AS BUROCRACIAS DO SEF E DO ARTIGO 88 MUDEI PARA O 89, ALGUMA SUGESTAO ANTES DE MINHA IDA AO SEF?

OBRIGADA,

FABIANA

Anónimo disse...

Eu ha 50 dias atualizei meu AR para o art88, e ate agora não recebi o cartão. So tenho os papeis, recibos etc. Quanto tempo levou o de vocês a chegar ?

Anónimo disse...

boa tarde!
eu estou no brasil eu consigo renovar a minha residencia aqui em sao paulo??

Anónimo disse...

boa tarde!
eu estou no brasil eu consigo renovar a minha residencia aqui em sao paulo??