quarta-feira, março 09, 2011

A conquista da nacionalidade portuguesa

O post neste blog, escrito em 18 de Fevereiro de 2011, referiu-se a última vez que fui renovar a minha Autorização de Residência (AR) em Portugal, e as coisas que me irritam quando tenho que fazer isso! Pois bem... folgo em informá-los que esta foi, de facto, a última vez que tive que fazer isso, pois, finalmente, após 1 ano de espera, o meu processo de nacionalidade foi concluído com sucesso!
Agora, e desde o último dia 24 de Fevereiro de 2011, sou também uma cidadã portuguesa! Com todos os deveres (coisa que aliás, eu sempre tive, mesmo antes de ser portuguesa), mas agora também com todos os direitos (coisa que é muito mais difícil um imigrante ter!).
Da última vez que renovei o a minha AR no Serviço de Estrangeiros e Fronteira (SEF), fui informada que, pelo facto de estar a fazer um doutoramento, se a Universidade tivesse colocado na declaração a data em que eu iria terminar este doutoramento, eles me dariam autorização de residência até esta data. Estranhei, pois já faço doutoramento há algum tempo, e nunca me disseram isso... Pensei: Ou a lei mudou (de novo) ou as informações que passam num determinado posto do SEF não coincidem com as que passam em outro. De qualquer modo, não me preocupei muito com isto porque já havia entrado com o pedido da minha nacionalidade portuguesa há cerca de um ano. Então, perguntei-lhes se saberiam me informar a quantas andava o meu processo, e disseram-me que não tinham acesso a este tipo de informação, mas que tais processos estavam a levar cerca de dois anos para serem concluídos... Aconselharam-me, inclusivé, que eu agendasse um horário no SEF da Avenida António Augusto Aguiar e pedisse uma declaração do próprio SEF, comprovando que eu estava em Portugal, de maneira legal, há mais de 6 anos consecutivos, e entregasse esta declaração na Conservatória de Registos Centrais, para que pudessem agilizar o processo. Eu não cheguei a fazer nada disso e, 7 dias depois, o meu processo de nacionalidade estava concluído. Não sei se, no meu caso, por eu ter feito tudo através de uma advogada, a qual acompanhou o processo o tempo todo, fez com que o mesmo fosse agilizado, e se, de facto, é normal, ultimamente, demorar dois anos... Só sei que, no meu caso, demorou 1 ano,  e se o mesmo tivesse sido concluído 7 dias antes, eu não teria precisado renovar a minha AR mais uma vez e, o mais importante, ter pago por isso! De qualquer modo, resta-me agora comemorar esta difícil conquista, que encontrou muitos percalços pelo caminho, e que só foi e é possível para aqueles que a querem muito... mas MUITO mesmo!

2 comentários:

Unknown disse...

Ju querida
Sei o quanto esta conquista é importante pra vc. PARABÉNS! Gostaria de estar aí pra comemorar com vc e o Rui, aliás ele deve estar feliz tb por vc, não é?
Esperamos (vovó tb) que daqui pra frente as coisas fiquem mais fáceis, dando-lhe mais alegria e felicidade!VOCÊ MERECE MINHA LINDA!
beijos de sua madrinha e da vovó.

Faisquinha disse...

Parabéns Juliana! Fico muito feliz por ti!! Tenho a certeza de que a partir de agora muitas portas se abrirão para ti, e de que encontrarás outras energias para levar avante os teus projectos e desejos!
Boa sorte nesta nova etapa!
Abraço apertado,
Catarina