sábado, setembro 03, 2011

IV Seminário do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios

Caminhos da Migração: Decisões e Tensões
De 9 a 11 de novembro de 2011
Local: Universidade do Estado do Rio de Janeiro – campus Maracanã
Auditório 91, Bloco F, 9º. Andar
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

O Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios (NIEM), fundado em 2000, vem ao longo dos anos se tornando referência para aqueles envolvidos no tema da migração que reconhecem a importância da perspectiva interdisciplinar. Sediado no Rio de Janeiro, centraliza uma rede, no Brasil e no mundo, de pesquisadores, estudantes, professores, ativistas e interessados no tema.

Após realizar seminários em 2002, 2005 e 2008, o NIEM organizará, de 9 a 11 de novembro de 2011, o seu IV Seminário, colocando em questão os dilemas não só da trajetória dos migrantes, entre tomadas de decisão, dificuldades e restrições, mas também dos que pesquisam essa realidade e dos que se posicionam em defesa dos seus direitos.

Entre os diversos focos de interesse presentes no seminário, estão as políticas migratórias, as formas de violência contra o migrante, as visões criminalizantes da migração e as diversas dimensões da integração social nas sociedades de acolhida. Estes serão temas de debate nas mesas redondas, que contarão com expositores convidados.

Simultaneamente, o NIEM convida para a submissão de propostas de trabalhos para sessões temáticas que explorarão:
1. os processos migratórios em sua relação com a constituição e transformação das relações de trabalho ao longo da história e no momento atual;
2. as relações entre migrações, identidade e processos ligados à subjetividade.

As exposições de trabalhos científicos serão complementadas pela exibição e debate de filmes que tratam da temática da migração e dos migrantes.

Inscrições e taxas através do CEPUERJ: http://www.cepuerj.uerj.br/
Envio de trabalhos: ivseminarioniem@gmail.com
Prazo para o envio de resumos para sessões temáticas e pôsteres: de 01/09/2011 a 28/09/2011
Comunicação de aceite dos trabalhos: até 10/10/2011
Envio dos trabalhos completos das sessões temáticas: até 30/10/2011

Sem comentários: