sexta-feira, fevereiro 03, 2012

Será que estamos diante de mais um caso de xenofobia em Portugal?

O corpo do brasileiro Hemerson Pereira Fortkamp (30), natural de Campo Grande, que foi espancado até morte quando saía da discoteca Kapital em Lisboa, no último domingo (29), está sendo velado neste momento em Portugal.
Em declarações à comunicação social, a mãe de Hemerson, Antônia Monteiro Pereira, considera que o filho foi mais uma vítima do preconceito que existe contra brasileiros em Portugal. “O que fizeram com o meu filho foi uma brutalidade muito grande. Eu sei que há muitos portugueses aqui que não respeitam os imigrantes e tratam os brasileiros e os africanos como se não fossem gente”, declarou. Para Antônia, esse foi um caso extremo, mas não foi o primeiro. “Tenho fé em Deus que a justiça vai ser feita, que essas pessoas serão punidas, para que amanhã não façam com outro filho o que fizeram com o meu”, concluiu.

Recorda-se que em anos anteriores, outras histórias de brasileiros agredidos até a morte já haviam sido divulgados pela media. Em 2009 um brasileiro foi violentamente agredido e morto à pedrada na cidade de Setúbal, em 2010 outro cidadão de nacionalidade brasileira foi esfaqueado até a morte, após uma discussão na cidade de Caldas da Rainha, e também o ano passado outro brasileiro, alegado “pai de santo”, foi morto na cidade de Cascais, devido a sua “bruxaria” não ter funcionado.

Casos como estes ainda acontecem em Portugal e sempre reacendem questões acerca da xenofobia e do preconceito que ainda existe no país.

Veja aqui a reportagem que fiz para o Portal UOL, com declarações do primo da vítima, que também estava presente no dia da tragédia.

Sem comentários: