terça-feira, agosto 21, 2012

Migrações Internacionais nos vários países de língua portuguesa

Revista Internacional em Língua Portuguesa incide, no seu último número, sobre o tema das Migrações Internacionais nos vários países de língua portuguesa.


A reunião de um conjunto de textos nesta área é, só por si, um empreendimento inovador. Apesar da atenção crescente de que as migrações internacionais têm beneficiado, e do aumento dos estudos sobre este tema em cada uma das nações envolvidas, o enfoque comum nos países que falam português é muito raro. Até à data, a primeira e única iniciativa deste tipo parece ser a publicação de um conjunto de textos na revista International Migration em 2009 - curiosamente, uma publicação em língua inglesa. Depois disso não existiram novos contributos, pelo que este número da Revista Internacional em Língua Portuguesa é o primeiro em que o tema é discutido em português.

Este número apresenta um outro motivo de interesse. Assistimos hoje a uma importante viragem no estatuto e panorama migratório de muitos países lusófonos. Portugal, que durante séculos foi o centro do sistema migratório lusófono, conhece hoje um lugar menos preponderante; na atualidade, reconverteu-se em emissor, muitas vezes para países que falam português. O Brasil, que alicerçou grande parte da sua história na entrada de imigrantes e que, depois dos anos 1980, se tinha reconvertido em país de emigração, tornou-se de novo um magnete para fluxos internacionais. Angola é hoje um dos mais importantes receptores de imigrantes em África, provenientes de muitas partes do mundo. Em menor grau, também Moçambique e Cabo Verde se deparam com novos fluxos de entrada. Muitos destes assuntos são examinados nos artigos que fazem parte desta publicação.

Nota dos Editores
João Peixoto
Duval Fernandes
Mais informações em: http://aulp.org/publicacoes/revista/3045-rilp-no23

Sem comentários: