sábado, março 28, 2020

Como ficar em casa sem enlouquecer - Episódio 5 - Vamos continuar a rir disso tudo, antes que eu comece a babar!

Pois bem! Hoje faz 15 dias que não saio de casa! Já enlouqueci? Não. Mas não devo estar muito longe disso...
Então, vamos continuar a rir disso tudo, antes que eu comece a babar!
Hoje, como é sábado, prometi a mim mesma que não iria trabalhar. Confesso que, mesmo antes do confinamento, "não trabalhar" aos sábados era um exercício que eu tinha que fazer todos os fins de semana. Ou seja, tinha que "trabalhar" na minha cabeça que era dia de descanso e que eu não devia trabalhar! Mas quando se pode sair, ir ao ginásio, à missa, almoçar fora, etc, é mais fácil conseguir não trabalhar ao sábado, do que quando se tem que ficar em casa, e a televisão nos convida o tempo todo a... trabalhar! Mas o que são esses filmes que os canais abertos resolveram passar nesses fins de semana de confinamento? Eu não sei quanto às pessoas que vivem em outros países, mas aqui em Portugal tem sido um convite ao suicídio! Socorro!
Mas enfim… Acordei e pensei: Vou cuidar de mim! Primeiro fiz o almoço (fui a procura de uma receita na Net que pudesse usar os ingredientes que estavam passando do prazo de validade, e ainda que tenha ficado bem mais ou menos, comi. Afinal, em tempos de contensão não se pode jogar nada fora!), depois fui tomar banho, lavar a cabeça e fazer as unhas. Não que não tome banho todos os dias, não me interpretem mal! Mas tomar banho sem ser a correr porque tens que trabalhar, é outra coisa! Aliás, tomar banho é muito bom, né? Acho que é a coisa que eu mais gosto de fazer na vida… Sim, é melhor que comer e melhor do que fazer as outras coisas que, nesse momento, vocês estão a imaginar! Por isso tenho muita dificuldade em entender que se tenha que pedir às pessoas para terem hábitos de higiene… Pessoas perguntando em comunidades no Facebook se, por ficarem em casa, precisam lavar as mãos! Como assim? Só faltam perguntar se precisam tomar banho! E o pior é que os médicos respondem! "Sim, deve lavar as mãos após as refeições, depois de ir à casa de banho…" e por aí vai! De facto, como dizia Nelson Rodrigues, "Se cada um soubesse o que o outro faz dentro de quatro paredes, ninguém se cumprimentava!"
Bem… mas voltando ao que interessa, enquanto hoje eu só pensava em cuidar de mim, o companheiro aqui de cela preferiu cuidar da casa. Não que ele já não esteja fazendo isso há, pelo menos, 3 dias… Mas quando se trabalha fora de casa, e se tem que ficar em casa, sem trabalhar, procura-se... trabalho! E fazer faxina, faseadamente, é a garantia de se ter trabalho durante uns bons dias! Pois bem! Acho que a minha casa nunca esteve tão limpa! Foi um tal de tirar os tapetes do chão, puxar móveis, frigorífico, máquina de lavar roupa, máquina de lavar louça, enfim… descobri que se pode "puxar" coisas que eu achava que eram fixas! E também descobri que, essas coisas, só deverão ser "puxadas" de novo quando houver uma outra pandemia! Hahahahaha! A menos que depois disso tudo passar eu contrate um FAXINEIRO! Sim, de preferência bem forte para continuar arrastando móveis… e, já agora, que possa trabalhar sem camisa! Hahahahaha! Brincadeirinha marido! Quando isso tudo passar, não vejo a hora de voltarmos a ter a nossa querida mulher-a-dias, que pode não ter forças para "puxar" móveis, mas que ainda assim nos fazia muito feliz! Aqui o clichê do "éramos felizes e não sabíamos" encaixa na perfeição!
PS: Descobri um livro para reler nos fins de semana (durante ou após a quarentena!):
"A Economia do Ócio",
de Domenico De Masi
Fica a dica!
E aproveitem o fim de semana!

Sem comentários: