quinta-feira, junho 23, 2005

O Ensino da Literatura Portuguesa no Brasil

Caros visitantes, recebi o e-mail abaixo de uma amiga muito querida e resolvi partilhá-lo com vocês. Vale a pena conferir!

Querida Juliana,

Queria cumprimentá-la por este trabalho que visa à integração entre os nossos países e ao mesmo tempo gostaria de comentar o que anda acontecendo no Ensino de Literatura Portuguesa no Brasil. Há uma política educacional intensa por aqui para que haja uma compensação "negativa" com relação ao ensino desta disciplina no Brasil. Isto quer dizer que, como há muitas décadas a literatura portuguesa tem sido ensinada no Brasil, intensivamente, seja no ensino médio, seja na graduação, e depois de observado que, em contrapartida, a literatura brasileira permanece ignorada nos institutos de educação de Portugal, com algumas raras exceções, é consternada que constato que as ementas dos novos cursos já não incluem estes estudos no país. Apenas alguns cânones continuam sendo incluídos nos currículos, aparecendo em disciplinas gerais como Literatura Internacional. Por conseqüência disto, fica cada vez mais difícil encontrarmos nas nossas livrarias tanto os livros didáticos como até os grandes nomes da literatura Portuguesa. Este tipo de retaliação representa um retrocesso e uma perda para os dois lados, num momento em que há tantos movimentos para a integração de países de língua portuguesa. Porém, sem que Portugal faça um movimento verdadeiro de interesse e conciliação, não vejo como resolver o impasse. É uma perda para os professores, para os estudantes, para a arte. São os diálogos entre Drummonds e Pessoas, entre Machados e Camões que se calarão para sempre.

Eliana Righi (Mestre em Educação pela Universidade de Campinas - UNICAMP)

1 comentário:

Job Carneiro disse...

Olá,

Embora com bastante atraso, mas no momento que estou escrevendo um artigo sobre o ensino de literatura portuguesa no ensino médio público do estado do Paraná, preciso concordar com a opinião de Eliana Righi, pois, após consultar o currículo de língua portuguesa do ensino secundário em Portugal, não encontrei nenhum conteúdo de literatura brasileira. Sendo assim, infelizmente, a tendência é que o mesmo aconteça no Brasil.