segunda-feira, abril 05, 2010

Você já ouviu falar na localidade de Urgeiriça, em Portugal?

Urgeiriça está localizada na freguesia de Canas de Senhorim, concelho de Nelas, distrito de Viseu, em Portugal.
Esta localidade já foi famosa pelas minas de urânio que lá abrigou, mas hoje trata-se de uma localidade pacata, onde a paisagem natural predomina, e que por isso convida-nos ao turismo rural.
Lá, o “Hotel Urgeiriça”, um hotel com uma arquitectura tipicamente beirã e uma decoração tipicamente inglesa, também nos convida a conhecer a Região da Beira Alta, como por exemplo, o concelho de Santa Comba Dão (onde está a freguesia do Vimieiro - local em que encontramos as ruínas da casa onde viveu o estadista António de Oliveira Salazar e o cemitério onde o mesmo foi enterrado) e a localidade de Molelos (conhecida pela famosa louça de barro preto).
Ainda nesta Região, podemos conhecer freguesias do Distrito da Guarda, como Seia, e de lá subirmos ao monumento da “Torre”, na Serra da Estrela, onde se encontra o ponto mais elevado de Portugal continental. Por isso, lá, dependendo do tempo, e de um pouco de sorte, conseguimos ver uma coisa que não é muito comum em Portugal: Neve!

Também a partir da Urgeiriça podemos conhecer freguesias do Distrito de Coimbra, como Tábua e uma localidade desta freguesia chamada Sevilha. Afinal, em Portugal também há Sevilha!

Mas voltando ao concelho de Nelas, a freguesia de Canas de Senhorim possui uma óptima gastronomia, como o restaurante, cervejaria e cafetaria regional “Zé Pataco”; e a queijaria “Quinta da Lagoa”, que comercializa o famoso queijo amanteigado da Serra da Estrela, produzido a partir de leite tirado de ovelhas. Outra freguesia deste concelho que completa este roteiro gastronómico é Santar, com os vinhos da “Casa de Santar” - um solar do século XVII e XVIII, construído em granito, rodeado por jardins que se integram a este conjunto arquitectónico, e que abriga, num ambiente do passado, uma produção de vinho do presente.
Enfim, trata-se de conhecer um Portugal que, turisticamente, não é muito explorado, e, sobretudo, conhecer aspectos importantes responsáveis pelo muito que conhecemos da cultura e da história deste país.

Sem comentários: