domingo, abril 01, 2012

Falta de respeito pelo trabalho do jornalista

A falta de respeito que alguns órgãos de comunicação tem pelo trabalho dos jornalistas freelancers deveria ser algo de séria punição.
Quando um órgão de comunicação nos encomenda um trabalho, ou nós sugerimos uma pauta e esta é aceita, em primeiro lugar, mesmo que o trabalho não seja publicado, devemos ser pagos pelo mesmo. Afinal, houve perda de tempo e despesas que, a priori, é o jornalista que deve sempre arcar.
Em segundo lugar, se o órgão de comunicação em questão já conhece e gosta do nosso trabalho, após a pauta ter sido aprovada, não há desculpa para que a mesma não seja publicada. Eu sei que, muitas vezes, determinadas pautas "caem" em detrimento dos anúncios publicitários que mantém os órgãos de comunicação. No entanto, não posso deixar de considerar isso uma falta de respeito para com o trabalho do jornalista.
Mais uma vez (porque não foi a primeira vez que isso aconteceu) um dos órgãos de comunicação para o qual eu presto serviço, ou melhor, prestava, uma revista que não vou dizer o nome por questões éticas, agiu desta maneira sobre duas pautas que eu sugeri. As mesmas foram aceitas e, no entanto, não foram publicadas. Uma delas me foi paga porque o órgão em questão considerou justo fazê-lo A outra, disseram-me que iriam publicar mas, até hoje, estou a espera. E já andamos nisso há mais de um ano! Já enviei diversos e-mails para eles, a fim de saber o que se passa, mas não obtenho nenhuma resposta.
Sinto-me indignada, não só pela falta de respeito que este órgão demonstrou para comigo, após anos de colaboração, mas também pelo facto de não terem respeitado os entrevistados que perderam o seu tempo para dar, gratuitamente, uma entrevista que, no fim, não será publicada.
Isto, em tom de desabafo, é mais um alerta para que os jornalistas freelancers se imponham e façam valer os seus direitos.
Nos próximos dias irei publicar neste blog as duas reportagens que fiz e não foram publicadas pela revista que havia se comprometido em fazê-lo. Devo isso aos entrevistados. Sei que não eram isso que tinham em mente... Eu também não... Mas essa é a única maneira que encontro para demonstrar a minha gratidão e respeito pelo tempo dispendido nas entrevistas que me concederam.
Muito Obrigada!
Juliana Iorio

4 comentários:

Priscila Roque disse...

Oi, Juliana!
É frustrante perceber que uma profissão - que não é nada nova - ainda sofra com essa enorme falta de respeito dos próprios veículos.
Quem trabalha por conta, batalha para manter os contatos e fazer um nome no mercado, cumprindo prazos malucos, estando à disposição a qualquer hora e ainda aguardando uma data de pagamento que só Deus sabe.
Mas, fica fria. Se esse veículo saiu da sua lista de jobs, um melhor logo mais baterá na sua porta. Um bom profissional sempre tem espaço no mercado. Infelizmente, as chefias de alguns locais mudam e, com isso, determinadas regras e estilos. A falta de ética é o caminho direto para o buraco.
Um beijo e boa sorte por aí :*

Juliana Iorio disse...

Obrigada Priscila!

Wohooo disse...

Juliana, sinto muito que isto tenha acontecido contigo. Infelizmente isso acontece e é extremamente frustrante. Já tentaste vender o artigo para outras publicações, adaptando-o a um estilo que seja apropriado a outro?

Juliana Iorio disse...

Não, não tentei. Publiquei-os neste bolg, posteriormente a este post! O meu blog é o mais fiel veículo de comunicação que eu posso dar aos meus entrevistados. Obrigada!