terça-feira, abril 03, 2012

Um pouquinho do Brasil na Inglaterra

Brasileira “agita a cultura nacional” em Londres, através da Organização de Artes GANDAIA
Por Juliana Iorio

Mariana Rebello Pinho é o nome desta brasileira, natural de Brasília, que desde criança lida com as artes plásticas e as indumentárias. “Este era um hobby de família que serviu de base para eu me desenvolver como estilista e conseguir o meu primeiro emprego na Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel, no Rio de Janeiro, em 2002”, explicou.
Aos 15 anos mudou-se para Cabo Frio (Rio de Janeiro), onde teve a oportunidade de conhecer uma família de ingleses, que despertou-lhe o interesse por aquela língua e aquele país. Aos 21 anos foi para Rio de Janeiro, onde iniciou a faculdade de moda mas percebeu que não era bem isso o que queria: “Eu queria mesmo fazer indumentárias. Não estava tão interessada no lado comercial da moda”, afirmou. Assim, no final do primeiro período de faculdade, foi convidada a participar na equipe de criação de alegorias da Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel e, desde então, convites para novos trabalhos não param de chegar.
Trabalhou como “personal stylist” no Rio de Janeiro, até que um dos seus produtos, a “Bolsa de Balão”, passou a ser vendido em Londres. Por isso, em 2004, partiu para lá, onde teve a oportunidade de unir o seu trabalho de figurinista com aulas e performances de dança. “Minha meta era estabelecer meu trabalho como figurinista. Mas ao apresentar-me para Escola de Samba Unidos de Londres, acabei por participar do Carnaval e, a partir daí, começaram a surgir convites para que eu dançasse em bandas e também desse aulas”, enfatizou.
Desde então, todos os anos, esta artista retorna ao Brasil para pesquisar as suas tradições junto ao Selo Mundo Melhor (um projeto de música independente, apoiado pelo Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Estado da Cultura), e para aperfeiçoar os ritmos com os quais trabalha (Maracatu, Afro, Orixas e Samba).
O trabalho
Nos últimos 8 anos, Mariana Pinho tem procurado divulgar a cultura brasileira em Londres.
Foi coordenadora e produtora de vários eventos, tais como o 1º e 2º Encontro Europeu de Grupos de Maracatú de Baque Virado, o Carnaval de Notting Hill (considerado por muitos o maior festival de rua da Europa), o Projeto Master Nation (onde dois “mestres” de Maracatú e um de dança, de cada cidade da Europa, partilham a sabedoria e o conhecimento cultural que têm das tradições e origens deste ritmo), e também já atuou como coreógrafa e professora para diversas companhias de renome na Inglaterra, sendo que as suas performances já conquistaram outros países europeus como, França, Alemanha, Escócia, Grécia, Algéria e Irlanda.
Por fim, conseguiu introduzir a cultural brasileira em Londres através de projetos interculturais, desenvolvidos em diversas escolas da cidade, e atualmente é a Diretora Artística da Organização de Artes GANDAIA.
Artes GANDAIA
Esta organização, que promove a cultura brasileira em Londres através da dança, percussão, figurino e intercâmbio cultural, também coordena a banda “Maracatudo Mafua”, que em apenas dois anos de existência assegurou presença em eventos chaves de Londres, como o "Brazil Brazil Festival", "Brazilian Day" entre outros.
Além de aulas de dança e figurino e da direção artística da banda “Maracatudo Mafua”, a “GANDAIA Arts” promove a residência de artistas brasileiros na Europa, e alguns destes artistas também recebem alunos parceiros da GANDAIA no Brasil.
Em 2011 esta organização finalizou a sua temporada no verão europeu com o show do “DJ TUDO e banda”, do fundador do Selo Mundo Melhor, projeto que têm lançado no exterior muitos grupos tradicionais e contemporâneos brasileiros, ainda desconhecidos. Neste único show no Reino Unido, houve o lançamento do álbum "Nos quintais do mundo - minha comunidade e a humanidade!”, álbum que está tendo grande repercussão na media mundial.
Tendo seu primeiro ano de parceria com o Conselho de Artes (Arts Council England), Mariana planejou a agenda para 2012 com foco no bairro de Hackney, com aulas em centros comunitários e escolas, uma residência de artistas de dança e percussão, uma noite própria chamada BRAZIL.I.AM na casa Bedroom Bar e conta com a participacao de mais de 40 artistas vindo direto de Pernambuco para participar do Carnaval de Notting Hill (evento e desfile) sendo eles as bandas Coco de Praia, Mestre Santino Cirandeiro e a Orquestra do Movimento Pro Criança, projeto que envolve crianças e adolescentes carentes em atividades artisticas.
Links: Bedroom Bar
Orquestra Movimento Pro crianca

Sem comentários: