quinta-feira, março 19, 2020

Como ficar em casa sem enlouquecer . Episódio 2 - O diário de um confinamento continua!

Como referi no post anterior, para quem trabalha em casa ter uma rotina é fundamental.
A casa, por si só, nos convida ao desvio do trabalho o tempo todo! Por isso, o estabelecimento de regras torna-se necessário para que não boicotemos a realização do trabalho com outras tarefas (colocar a roupa na máquina, tirar a roupa da máquina, estender no varal, passar a roupa, passar aspirador, limpar a casa de banho, fazer o almoço, e etc). Não que quem trabalhe em casa não tenha TAMBÉM que fazer tudo isso! É lógico que tem, até mesmo para que o seu local de trabalho seja, minimamente, organizado. Quem trabalha em casa costuma ter "dupla jornada", com a diferença de que ambos os trabalhos realizam-se no mesmo local. Portanto, se não estabelecemos o período de dedicação à cada um deles, eles poderão se sobrepor e, nesse caso, é muito provável que nada seja feito do jeito que tem que ser.
1 - Em primeiro lugar, é fundamental ter um horário para acordar. Não é porque trabalhas em casa que podes dormir até tarde! Se não tiveres horário a cumprir, até podes dizer, "mas eu posso fazer o meu trabalho em qualquer horário", ainda assim, procure se autodisciplinar, para quando voltares a trabalhar fora, não ser tão penoso ter que acordar em determinado horário.
2 - Faça o que você faria se tivesse que sair para trabalhar, ou seja, NUNCA TRABALHE DE PIJAMA! Ficar de pijama em casa pode ser muito bom, mas não para trabalhar! Se arrume como se você  fosse para o escritório, e dirija-se ao escritório da sua casa! Pense na alegria de não ter que perder tempo com deslocações, e vá para o escritório da sua casa feliz!
3 - Tenha um local específico para trabalhar. Trabalhar na cozinha pode até ser agradável, mas você terá mil coisas para desviar a sua atenção do trabalho. E aqui não falo só da máquina do café convidando-o a tomar um cafezinho de 5 em 5 minutos, mas da máquina de lavar roupa, lembrando que você tem roupas para lavar, do fogão, lembrando que você tem almoço para fazer, e etc...
4 - Faça pausas. Se quem trabalha fora pára para tomar um café, quem trabalha em casa também deve parar. Ok. Agora não podemos sair para tomar um café na rua (buá!!!), não podemos ir ao ginásio (buá!!!), mas podemos tomar café dentro de café, fazer exercícios dentro de casa e, para os menos disciplinados (em relação a atividade física) como eu, podemos sempre escrever num blog ;) , ver as redes sociais, responder mensagens,  enfim… fazer alguma coisa que não esteja relacionada com o trabalho.
5 - Cozinhar, por exemplo, pode ser uma boa maneira de fazer uma pausa do trabalho! POR ISSO NUNCA, MAS NUNCA MESMO, TRABALHE ENQUANTO ALMOÇA . Daí, uma vez mais, a importância de não se trabalhar na cozinha. Teremos a tendência de levar o prato para frente do computador, de não dar a devida atenção à nossa alimentação, e aí comeremos mal, teremos fome mais rapidamente, e iremos parar toda hora para comer! Trata-se de um ciclo vicioso! Quem almoça mal, vai petiscar o resto do dia e, como estará em casa, culpará a casa pelo facto de estar a comer mais e a engordar! Não, a culpa não é da casa, mas de você não encarar a sua casa como o seu local de trabalho. Se antes, quando trabalhava fora, não parava para comer a toda hora, agora que está em casa também não irá fazer, ok?
Eu costumo dizer que, trabalhar em casa é:
"Primeiro estranha-se e depois entranha-se" No começo é difícil, mas depois, quando se estabelece uma rotina, chega uma hora que se consegue fazer tudo de uma forma "natural". Tá certo que eu não tenho filhos e animais, e presumo que com essas duas "variáveis" deva ser um bocado mais difícil… Mas sei que o ser humano se adapta à tudo!
No final desse "confinamento", acredito até que terá muita gente com dificuldade em se "readaptar" a voltar a trabalhar fora!


Sem comentários: