sábado, novembro 23, 2019

Ah Natal....

Apesar de considerar que "Agosto fora, já é Natal", adoro quando começa o frio, as luzes de Natal, as decorações e roupas alusivas ao Natal nas lojas, enfim, o Natal em Portugal!
E o Natal em Portugal já começou! Mas para além das luzes e das lojas, que já se encontram no clima natalício, há montes, mas montes mesmo de atividades para crianças, e para adultos que, assim como eu, não deixam morrer a criança que existe dentro de nós.
Portanto, vou citar aqui somente alguns, dos muitos eventos, que farão o Natal em Portugal em 2019!

No entanto, convém lembrar que, diferente  do que acontece no resto da Europa, alguns mercados e feiras de Natal em Portugal são pagos. E digo isso porque já conheço alguns mercados de Natal europeus, e não só, (como o Dublin, Nova Iorque, Munique, Viena, Riga, Talin) e nunca paguei para entrar em nenhum deles. Portanto, por mais espectacular que sejam os mercados de Natal em Portugal, não acredito que sejam mais do que os de Viena, por exemplo… 


Mercado de Natal Viena - Fotos Juliana Iorio
Mercado de Natal Viena - Fotos Juliana Iorio
Mercado de Natal Viena - Fotos Juliana Iorio


Mas enfim, já que estamos em Portugal, vamos ao que interessa!

1 - De 1 de Dezembro de 2019 a 6 de Janeiro de 2020, o Parque da Liberdade e o Terreiro Rainha D. Amélia  na Vila de Sintra, voltam a receber a magia do Reino do Natal!

No dia 1 de dezembro realiza-se o desfile solidário de motards “Pai Natal”, com chegada à Vila (Volta do Duche) às 15h00. 
Entre 1 e 23 de Dezembro, o Parque da Liberdade será, entre quinta-feira e domingo, povoado por fadas, duendes, bonecos de neve e renas, que irão proporcionar a todos os visitantes atividades desportivas, brincadeiras, ateliês, concertos e apontamentos teatrais.
Já no Terreiro Rainha D. Amélia, entre 1 de dezembro a 6 de janeiro, haverá uma pista de gelo e um carrossel e o já tradicional mercadinho de Natal.
A entrada no Parque da Liberdade é gratuita, pedindo-se apenas a entrega de um donativo (bem alimentar não perecível) ou um valor simbólico em numerário, que posteriormente irá reverter na compra de alimentos para as famílias mais carenciadas do concelho de Sintra.
Imagem de Divulgação do Site da Câmara Municipal de Sintra
2 - A partir de 30 de Novembro de 2019 até 5 de Janeiro de 2020, o Parque Eduardo VII, em Lisboa, recebe mais uma vez a Wonderland!

Este evento, também com entrada gratuita, oferece da roda gigante à uma pista de gelo para as pessoas patinarem gratuitamente. Além disso, disponibiliza uma aldeia de Natal com muitas atividades para os mais novos, e um mercado com as habituais barraquinhas com produtos regionais, roupas, acessórios e artesanatos.
Imagem de Divulgação do Facebook do Evento

3 - De 29 de Novembro de 2019 a 5 de Janeiro de 2020 também acontece o já tradicional "Óbidos, Vila de Natal".

Este evento não é gratuito, mas os bilhetes de entrada não têm preços abusivos e oferecem  muitas coisas. Crianças até 11 anos pagam 5 euros e a partir dos 12, 7 euros. Este bilhete dá direito a:

Vaivém Espacial - Simulador de Realidade Virtual (≥4)
Neve a brincar - Parque de Neve Artificial (≥3/>10)
Saltos e Pinotes - Trampolins (≥3)
Com os pés na Terra_ Jogos e Brincadeiras (≥3)
Avalanche! _Rampa de Gelo (≥4)
Palco Pés na Terra_ Espetáculos
Não te percas! - Labirinto (≥4)
Dá cor à Lua - Pinturas Faciais (≤12)
Pé ante Pé… e Catrapum! - Arvorismo e Escorregas (≥3)
Palco Cabeça na Lua_ Espetáculos
Sítio dos Bichos - Animais da quinta
É Natal! - Presépio
Espaço Pai Natal

Quem quiser ir à Roda Gigante, deverá comprar o bilhete com acesso a mesma, que custa 6 euros para crianças até aos 11 anos, e 8 euros a partir dos 12 anos.
Mais informações em: http://obidosvilanatal.pt/

4 - Este ano, para além dos eventos anteriores, e que já têm alguma tradiação no país, Lisboa recebe uma novidade. Publicitado como "O maior parque temático de Natal da Europa", a "Capital do Natal" prepara para se instalar no Passeio Marítimo de Algés, entre 29 de Novembro de 2019 e 12 de Janeiro de 2020.

Ainda que seja, de facto, o maior parque temático de Natal da Europa, e que não tenhamos como comparar com os demais mercados e feiras da Europa, uma vez que a primeira vez que isto acontece em Portugal, parece-me um bocado excessivo cobrarem entre 25€ e 100€ o bilhete de entrada no Parque. A chamada "Via dos Corações Abertos", que é um mercado de Natal, será de acesso livre. 

De acordo com Ivan Dias, um dos fundadores do projeto, “o objetivo não era criar um parque de Natal igual aos que já existem, mas sim partilhar com os visitantes os valores do Natal, a Alegria, a Generosidade, a Harmonia e a Coragem”. Bem... se não é um parque igual aos que já existem, isso talvez explique os preços praticados. Por outro lado, se a ideia é partilhar valores como a generosidade, não acho nada generoso praticar esses preços, uma vez que só os que tiverem condições financeiras para tal poderão usufruir deste parque.

Deixo aqui o site do evento, para que cada um possa tirar as suas próprias conclusões: http://acapitaldonatal.com/

Feliz Natal!
Juliana Iorio


Sem comentários: