sábado, junho 13, 2020

Do confinamento enlouquecedor, para o desconfinamento mais enlouquecedor ainda - O "novo normal"

Já passaram quase dois meses desde que escrevi aqui pela última vez. Passamos do confinamento enlouquecedor, para o desconfinamento mais enlouquecedor ainda, que alguns insistem em chamar de o "novo normal". Detesto esse termo pois, para os meus padrões de normalidade, o que estamos vivendo hoje pode ser tudo, menos normal! Como referi em meu último post, não, não é normal, e não será fácil nos adaptarmos a esses novos tempos. Talvez para os mais novos, seja um pouco mais fácil... No entanto, para os mais velhos (entre os quais eu me enquadro) o tempo para essa adaptação terá de ser maior.
E por quê?
Porque ainda que estejamos conseguindo desconfinar, a pergunta que eu sempre faço é:
- Desconfinar para quê? Eu tenho mesmo necessidade de sair de casa? 
Para quem não tem necessidade de sair, não tem obrigação de sair, enfrentar o "novo normal" lá fora é um esforço que, na minha opinião, não vale a pena. 
Saímos de casa, sem necessidade, quando queremos ter um momento que nos dê prazer fora de casa. Então, vejamos:
- Onde está o prazer em sair de casa com uma máscara (que muitas vezes dificulta a respiração e embaça os óculos)?
- Onde está o prazer em ir a qualquer lugar, uma vez que na maioria deles temos que aguardar, de máscara, em filas, tentando manter a distância de 2 metros, para conseguirmos entrar? 
- Onde está o prazer em almoçar ou jantar fora, tendo que usar máscara, e não podendo decidir o que nos apetece comer na hora, pois é preciso marcar com antecedência, para garantir que teremos lugar e não precisaremos aguardar na fila?
- Onde está o prazer em ir à missa, e lá permanecer durante 1 hora, de máscara?
- Onde está o prazer em ir ao ginásio e ter que andar lá dentro de máscara, ter que agendar as aulas, não ter as aulas que estava acostumada a ir porque reduziram os horários, não poder tomar banho após uma aula de hidroginástica, porque até pouco tempo não se podia utilizar o chuveiro (ou se podia utilizar o chuveiro, mas não se podia usar shampoo, algo que eu nunca compreendi)? Enfim, para quem diz que a vida está voltando ao "normal", eu digo, apesar de você estar desconfinando, não, a sua vida não está voltando ao normal, porque você não consegue fazer as coisas que fazia antes, da maneira como as fazia antes. Você pode até conseguir fazê-las nesse "novo normal", e talvez até consiga, não vou dizer sentir prazer, mas se adaptar melhor do que eu. Mas, para mim, sair de casa nessa sua "normalidade" é um stress!
Para além do uso da máscara me incomodar demais (como vocês já devem ter percebido), o que mais me deixa desconfortável é aquela desconfiança que paira no ar quando vemos alguém sem máscara, ou quando alguém nos vê sem a máscara. É instintivo! Se alguém sem máscara vem em nossa direção, temos a tendência de atravessar a rua, e a recíproca também é verdadeira. O mesmo se passa se vemos alguém com a máscara no queixo ou debaixo do nariz (pior do que não usar a máscara é usá-la assim!) Acho que nunca prestamos tanta atenção nos outros, ainda que todos pareçam criminosos (já que aqueles que não conseguimos ver a cara, porque estão de máscara, parecem assaltantes, e aqueles que conseguimos ver a cara, porque estão sem máscara, parecem que estão cometendo um crime!). 
Ainda assim, tenho insistido nesse desconfinamento, nem que seja para dar uma volta. O problema é que quando tenho uma coceira no rosto, tenho que lembrar primeiro de desinfetar as mãos antes de me coçar! Ou seja, vou dar uma volta ao ar livre para não enlouquecer, mas tenho que fugir dos pólens, insetos e rezar para não ter comichões e não esquecer que, antes de qualquer ato, tenho que desinfetar as mãos! E, ainda assim, quando chego em casa, desinfetar só as mãos não basta! Tenho que tomar banho e lavar a cabeça, pois o Dr. Bactéria falou que o vírus é gorduroso, pesado, e que cola nos cabelos! Portanto, todas as vezes que sair de casa, na volta terei de lavar a cabeça! (pois é... algumas lives durante a quarentena acho que me fizeram mais mal do que bem!) Assim, acho que se o objetivo de sair de casa é não enlouquecer, para mim não vai dar muito certo... Antes pelo contrário! Esse desconfinamento está a ser mais enlouquecedor do que o confinamento.
Por isso, ainda que muitos digam que já voltaram à uma "certa normalidade", eu prefiro ficar em casa. Acho esse "novo normal" um stress!

Sem comentários: