segunda-feira, abril 05, 2021

Censos 2021 - Portugal

Este ano (2021) realiza-se mais um Censo em Portugal. 

No entanto, diferentemente dos anos anteriores, neste serão priorizadas as respostas pela Internet. Trata-se, portanto, de uma operação que, considerando a pandemia da COVID-19 pela qual o mundo todo está a passar, irá incentivar a resposta online, mas também terá em conta o protocolo de saúde pública para auxiliar aqueles que não sabem ou não têm como responder desta forma. Assim, os cidadãos poderão contar com a ajuda do Recenseador, de uma linha telefónica (210 54 20 21), dos chamados "e-balcãos" localizados nas suas freguesias, ou ainda solicitarem o questionário em papel.

Em Portugal, os Censos são realizados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) em parceria com as autarquias locais, e as respostas através do site censos21.ine.pt poderão ser dadas a partir do dia 19 de Abril (preferencialmente, até 3 de Maio de 2021). Portanto, a partir do dia 5 de Abril, a população já poderá ver os Recenseadores a circularem pelas ruas do país, uma vez que eles estarão a distribuir cartas com os códigos, através das quais cada cidadão poderá responder os Censos de forma cómoda e segura, a partir da sua casa.

Mas afinal, o que são e para quê servem os censos?

Os recenseamentos da população e habitação (Censos) realizam-se de 10 em 10 anos e são consideradas as maiores operações estatísticas realizadas em qualquer país do mundo.  Visam recolher, de forma exaustiva, dados sobre pessoas, agregados familiares, alojamentos e edifícios, a fim de que possamos saber:

. Quantos somos;

. Como somos;

. Onde vivemos;

. Como vivemos.

Muitos não têm conhecimento, mas a importância da recolha desses dados está em, por exemplo, o país ficar a saber:

. O número de escolas, creches e lares de idosos que são necessários para atender a sua população;

. Onde se devem construir hospitais e vias de comunicação;

. Como se devem distribuir os fundos pelas Autarquias locais. 

Logo, se queremos que o local onde moramos tenha escolas, creches, lares de idosos, hospitais, etc, que atendam toda a população; e as Câmaras Municipais e Juntas de Freguesias tenham fundos suficientes para fazerem tudo o que precisam, todos devemos colaborar respondendo aos Censos. Tais respostas obedecem os critérios de confidencialidade (o INE garante a segurança e a confidencialidade da informação recolhida através da Lei 22/2008 de 13 de maio, Decreto-lei 136/2012 de 2 de julho e Decreto-lei 54/2019 de 18 abril), de modo que, por exemplo, mesmo que você seja um imigrante, e ainda que não esteja legalizado em Portugal, não tem com o que se preocupar. Afinal, também é preciso saber quantos e quais são os imigrantes que estão ilegais no país, até mesmo para que se possa criar políticas de apoio à eles.

Assim, as resposta aos Censos são obrigatórias para todos os que vivem em Portugal, porque só através do conhecimento sobre os que vivem neste país será possível a criação de políticas públicas que tenham por objetivo melhorar a vida dessas pessoas.

Portanto, não deixe de participar!



Sem comentários: