Este ano (2021) realiza-se mais um Censo em Portugal.
No entanto, diferentemente dos anos anteriores, neste serão priorizadas as respostas pela Internet. Trata-se, portanto, de uma operação que, considerando a pandemia da COVID-19 pela qual o mundo todo está a passar, irá incentivar a resposta online, mas também terá em conta o protocolo de saúde pública para auxiliar aqueles que não sabem ou não têm como responder desta forma. Assim, os cidadãos poderão contar com a ajuda do Recenseador, de uma linha telefónica (210 54 20 21), dos chamados "e-balcãos" localizados nas suas freguesias, ou ainda solicitarem o questionário em papel.
Em Portugal, os Censos são realizados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) em parceria com as autarquias locais, e as respostas através do site censos21.ine.pt poderão ser dadas a partir do dia 19 de Abril (preferencialmente, até 3 de Maio de 2021). Portanto, a partir do dia 5 de Abril, a população já poderá ver os Recenseadores a circularem pelas ruas do país, uma vez que eles estarão a distribuir cartas com os códigos, através das quais cada cidadão poderá responder os Censos de forma cómoda e segura, a partir da sua casa.
Mas afinal, o que são e para quê servem os censos?
Os recenseamentos da população e habitação (Censos) realizam-se de 10 em 10 anos e são consideradas as maiores operações estatísticas realizadas em qualquer país do mundo. Visam recolher, de forma exaustiva, dados sobre pessoas, agregados familiares, alojamentos e edifícios, a fim de que possamos saber:
. Quantos somos;
. Como somos;
. Onde vivemos;
. Como vivemos.
Muitos não têm conhecimento, mas a importância da recolha desses dados está em, por exemplo, o país ficar a saber:
. O número de escolas, creches e lares de idosos que são necessários para atender a sua população;
. Onde se devem construir hospitais e vias de comunicação;
. Como se devem distribuir os fundos pelas Autarquias locais.
Assim, as resposta aos Censos são obrigatórias para todos os que vivem em Portugal, porque só através do conhecimento sobre os que vivem neste país será possível a criação de políticas públicas que tenham por objetivo melhorar a vida dessas pessoas.
Portanto, não deixe de participar!
Sem comentários:
Enviar um comentário