sábado, outubro 09, 2021

Atenas - Parte 2 - e ainda nem cheguei às ilhas! :)

Mais do que a Acrópole, quem vai à Atenas tem que ir ao Monte Licabeto, o local mais alto da cidade (o segundo é a Acrópole). De lá, a vista que temos da cidade (em 360 graus) é magnífica! E subir através de um teleférico incrustado no meio da montanha, é uma experiência única! Pelo menos, eu nunca havia subido num teleférico que fica dentro de um túnel, no escuro, e sem vista!


Chegando ao Monte Licabeto, penso que para qualquer geógrafo (ou não), é muito interessante ver a falta de ordenamento do território, a falta de planeamento urbano, com que Atenas cresceu! É mais uma prova da descontração do ateniense... foi-se construindo os prédios uns em cima dos outros, em todas as direções possíveis, e transformou-se a cidade num verdadeiro labirinto. Outro dado interessante é que praticamente todos os prédios tem um terraço em cima, um rooftop. Por isso, se quando você vir um hotel em Atenas, o mesmo te apresentar um terraço com vista para a Acrópole, não se impressione muito! É muito provável que em qualquer hotel que você fique nessa cidade, haja um!

Vista de Atenas a partir do Monte Licabeto

Devido a essa configuração "labiríntica", o trânsito em Atenas é caótico. No entanto, funciona! Como eu referi no texto anterior, em Atenas quase não se vê polícias nas ruas. No entanto, nas horas de ponta, eles aparecem muito energéticos, com os seus apitos incessantes, para colocarem alguma ordem naquele caos (e aqui vale a pena destacar uma outra particularidade desse país, com quantidade de café que o grego bebe por dia, é impossível eles não serem enérgicos! Hahahahahaha! Por causa do calor, o grego bebe café gelado como se fosse água! Aliás, a água é mais uma das particularidades, no meio de tantas, que encontrei na Grécia! Sobretudo em Atenas, a água é muito salobra. Talvez, por esse motivo, e mais uma vez por causa do calor, em qualquer lugar que você vá - em qualquer café ou restaurante, não só em Atenas, mas na Grécia como um todo - a primeira coisa que te trazem à mesa é Água. Não sei de onde eles tiram a água e nem que tipo de tratamento fazem para que possamos bebê-la, uma vez que beber água da torneira é impossível - ela é mesmo salgada! Mas sei que a garrafa ou os copos de vidro com água que qualquer estabelecimento coloca à mesa, é perfeitamente bebível, e não nos cobram nada por isso.)

Atrás a garrafa de água, na frente o café gelado!

Após servirem água, trazem o menú (cardápio), perguntam o que queremos, e quando recolhem o pedido, recolhem também o menú e, numa rapidez que só lá ví, te trazem o pedido juntamente com a conta! Mas isso não é porque eles querem que você consuma logo e vá embora! O grego tem uma pressa em servir o mais rápido possível, deixar a conta na mesa para que você saiba o montante que consumiu até aquele momento, mas depois, desaparece! E isso é igual em todos os lugares! Ou seja, te deixam tão à vontade, que se você quiser pedir mais alguma coisa, ou quiser ver o menú novamente, terá de torcer para encontrar o garçon de novo! :)

As imagens e vídeos deste post têm direitos de autor

Sem comentários: