domingo, outubro 10, 2021

Finalmente... as ilhas!

Pois bem, quando se decide fazer uma viagem à Grécia, penso que é um desperdício de tempo e dinheiro  conhecer somente a sua capital continental, Atenas, e que devemos aproveitar para também conhecer algumas das mais de 6 mil ilhas/ ilhotas pertencentes à esse país. 

Eu escolhi Santorini e Creta, a primeira por ser uma das ilhas mais turísticas, onde praticamente todas as imagens que vemos da Grécia remontam as casinhas localizadas nas escarpas desta ilha; e a segunda porque, para além de ser a maior e mais populosa ilha grega, é berço daquela que é considerada a civilização mais antiga de que se há registo na Europa, a Minoica. Além disso, segundo a mitologia grega, foi em Creta que viveu o minotauro, para além de, é claro, eu ter no imaginário as cenas do filme "Zorba - o Grego"! :)

Desta forma, a viagem de Atenas à Santorini de ferry dura cerca de 5 horas, passando pelas ilhas de Siro, Mikonos, Naxos e Ios (também pode-se fazer de avião e dura cerca de 50 minutos), e depois a viagem de Santorini à Heraklion (capital de Creta) dura cerca de 2 horas de ferry, e aqui estou a falar dos ferries de alta velocidade (que vão mesmo numa velocidade estonteante!) Até mesmo as paradas nas ilhas, para recolher e deixar passageiros, se dão numa velocidade, que se o passageiro não estiver mesmo atento, certamente não conseguirá descer do ou embarcar no ferry! Essas viagens são mesmo uma loucura! Embarca-se a correr, larga-se a mala em qualquer lugar (é tudo na base da confiança mesmo, pois deixamos as malas, junto com as de outros passageiros, na parte de baixo do ferry, e não há nenhum comprovativo, nenhuma identificação, de qual mala é sua. Logo, se alguém mal intencionado quiser roubar a sua mala, já era!), subimos para a parte de cima do ferry, e ficamos torcendo para os passageiros que descerem nas ilhas antes de nós, não nos levarem a mala!

O speed do Ferry!

O desembarque do Ferry!

Bem, mas vamos ao que interessa! Santorini! 

Sabe aquele lugar que você diz: "Eu nunca vi nada igual!"? Pois bem, Santorini é um desses!

Como eu já havia pesquisado sobre essa ilha, escolhi ficar em Fira (ou Thira), que é a capital de Santorini, e alugamos um ATV (moto quatro) para conhecer o resto da ilha. Dá perfeitamente pois a ilha é pequena, para além de ser barato, fácil de andar e de estacionar. Assim, um dia fomos conhecer o lado das praias (Perissa, Red beach e Kamari), e no outro dia fomos até Oía, uma das pontas da Ilha, onde dizem que se vê o melhor pôr do sol. Sinceramente, em qualquer lugar em Santorini vê-se o pôr do sol! Portanto, não, você não tem que ir à Oía no fim do dia para ver o pôr do sol.
Oía é bonita, mas não mais do que Fira,
Fira é uma cidade cara, mas não mais do que Oía,
e, por fim, o pôr do sol em Fira é espetacular!
Outra coisa para se ter em atenção: Nunca esqueça que você está numa ilha! Portanto, se um restaurante na escarpa, do lado mais movimentado de Fira, pratica preços proibitivos, lembre-se que do restaurante que não estiver na escarpa, provavelmente você também terá uma vista sobre o mar, mas pagará muito menos!

Fira (Thira)

Oía

Pôr do sol em Fira (Thira)

Já do lado das praias, aí é preciso ver que tipo de praia você prefere. Se você prefere praia "selvagem", daquelas que não tem nenhuma estrutura, e que também não é muito fácil de chegar, escolha a "Red beach".
Red beach

Mas se você é como eu, e não gosta de ir para praia carregando chapéu de sol (guarda-sol), cadeiras e etc, então escolha Kamari ou Perissa. Perissa já tem alguma estrutura, mas Kamari tem mais (hotéis, restaurantes e etc...)! Não sei se por ser Setembro, mas o facto é que em Kamari (diferentemente das praias em que eu havia estado no Algarve - Portugal - no mês de Julho) nenhum estabelecimento estava a cobrar o aluguer da palhota (palhoça) e das espreguiçadeiras (cadeiras reclináveis). É lógico que estas pertenciam a um restaurante e nós acabamos por consumir naquele em que ficamos. Mas a verdade é que ninguém nos veio perguntar nada! Deixaram-nos super à vontade, de modo que só consumimos porque quisemos. É de salientar que os preços na praia, não diferem muito dos praticados no resto da ilha.
O mar em Kamari é sem ondas e sem peixes. Parece uma piscina. Tb não há areia. Pisamos dentro e fora em rocha vulcânica (ou seja, lava que secou e forrou o chão). Logo, dentro da água o "chão" é liso e não machuca os pés, e fora da água há pequenas rochas (pedras) vulcânicas, e aí sim convém andar de chinelos.
Kamari

Kamari

Perissa

Como já referi em post anterior, este não é um blog de viagens... Mas como entre as coisas que eu mais gosto de fazer na vida estão escrever e viajar, esse "diário de bordo" significa que quando eu viajo, eu aproveito a viagem antes (preparando a mesma), durante (vivendo a mesma), e depois (recordando a mesma)!


As imagens e vídeos deste post têm direitos de autor

Sem comentários: