quarta-feira, setembro 07, 2022

Apesar dos 200 anos de independência de Portugal, mais de 200 mil brasileiros preferem viver hoje na antiga metrópole

Esse ano o Brasil comemora 200 anos de independência e, no próximo dia 2 de Outubro, alguns também irão comemorar a eleição do 39º presidente da república brasileira. Digo alguns porque, tendo em vista a polarização das últimas eleições, apesar de eu não viver no Brasil, consigo imaginar que esse ano também teremos um país polarizado. No entanto, esse ano eu decidi não fazer parte disso. Pelo menos não irei me envolver em discursos polarizados e extremistas.
- Não, eu não vou discutir política nas redes sociais e nem fazer campanha para esse ou aquele presidente.
- Não, eu não vou comprar brigas com familiares, amigos, conhecidos (e até desconhecidos), porque nas últimas eleições isso não me trouxe nenhum benefício (antes pelo contrário!)

Contudo, talvez numa tentativa "naife" de contribuir para uma escolha mais informada e consciente, vou somente apresentar alguns dados que, vivendo no exterior, e estudando migrações, eu fui tendo acesso ao longo desses anos.

No final de 2011 e durante 2012 percebi que houve um aumento no número de estudantes brasileiros no ensino superior em Portugal. Assim, em 2013 decidi fazer um doutoramento para tentar compreender porque isso estava acontecendo, e desenvolvi a minha pesquisa entre o segundo semestre de 2014 e o primeiro de 2016. Através dessa pesquisa, pude concluir que:

1 - As políticas governamentais de expansão do ensino superior no Brasil estavam a começar fazer com que mais estudantes, de diversos estados brasileiros, tivessem mais acesso ao ensino superior;

2 - A mobilidade internacional dos estudantes brasileiros do ensino superior também estava sendo favorecida, na medida em que as classes menos favorecidas conseguiam obter mais financiamentos para este fim, e que as classes mais favorecidas tinham mais possibilidade de custearem os seus estudos em Portugal.

Ou seja, entre 2014 e 2016 observei que mais jovens tiveram acesso ao ensino superior no Brasil e mais jovens tiveram condições de estudar no exterior, com ou sem bolsas de estudos. É lógico que a condição económica favorável do Brasil também foi beneficiada pela condição económica desfavorável que Portugal experiênciou a partir da crise financeira global de 2007–2008. No entanto, o que importa salientar aqui é que, nessa época, enquanto os jovens brasileiros "em vias de qualificação" conseguiram "enriquecer o currículo" com uma experiência de estudo no exterior (e a maioria tinha intenção de retornar ao Brasil após os estudos, porque as condições profissionais lá estavam mais favoráveis); os brasileiros "menos qualificados", que já viviam em Portugal, começaram a retornar para o Brasil, justamente devido às condições profissionais e económicas mais favoráveis no Brasil.

O que eu quero dizer com tudo isso é:

Se, até 2016, a situação no Brasil estava ruim, porque muitos brasileiros que estavam emigrados resolveram retornar?

- Se, até 2016, a situação no Brasil estava tão ruim, como tantos jovens brasileiros conseguiram estudar no exterior?

O que os dados do Serviço Nacional de Estrangeiros (SEF) em Portugal têm nos mostrado, é que desde 2016 há um aumento no stock de brasileiros em Portugal, tendo o fluxo só diminuído em 2020 devido à pandemia ocasionada pela Covid-19. Portanto, desde 2016 vimos notícias dizerem que os imigrantes brasileiros em Portugal têm aumentado, sendo que neste ano tais notícias deram conta de que o número de brasileiros neste país nunca foi tão grande (252 mil, pouco mais de 23% em relação à 2021). Nesse caso, eu não consigo deixar de interrogar:

- Se a situação no Brasil hoje não está ruim, porque a imigração de brasileiros em Portugal não pára de aumentar? Por que tantos brasileiros hoje querem vir para Portugal, mais do que em qualquer outro período?

Sabemos que há inúmeros factores (contextuais, relacionais e individuais) que levam as pessoas à emigrarem, e que a situação política e económica dos países de origem e destino são só alguns dos factores que podem influenciar as decisões de migrar. Por isso, hoje, apesar das notícias divulgarem que Portugal tem facilitado o acesso de brasileiros para procurarem trabalho no país (já que a sua económia precisa de mão de obra imigrante); essas mesmas notícias também têm dado conta que:

Qualificados, brasileiros penam para entrar no mercado português...

- Brasileiros têm que enfrentar um "mar" de burocracias para permanecerem em Portugal;

- Queixas de discriminação contra brasileiros aumentaram em Portugal

Nesse caso, eu também não consigo deixar de perguntar:

- Se hoje, a situação no Brasil não está ruim, porque brasileiros qualificados vêm para Portugal, apesar da dificuldade que encontram para ingressarem no mercado de trabalho?

- Se hoje, a situação no Brasil não está ruim, porque brasileiros preferem enfrentar um "mar" de burocracias para permanecerem em Portugal?

- Se hoje, a situação no Brasil não está ruim, porque brasileiros permanecem em Portugal, apesar da discriminação que referem?

Uma vez mais eu volto a referir que, obviamente, existem diversos motivos para migrar, e que não podemos atribuir todas as escolhas somente à situação política e económica de ambos os países. No entanto, o que eu quero que o leitor reflita com esse texto é: 

- Como se encontra hoje a situação política e económica brasileira? 

- Será que o aumento da emigração no Brasil hoje, também pode estar relacionado com a atual situação política e económica desse país? 

- Se sim, como eu posso contribuir para mudar essa situação?

Por isso, no dia 2 de Outubro, pense muito bem em como você irá exercer o seu direito de voto, para que você não tenha que mudar de país, mas consiga sim mudar o país. É importante comemorarmos 200 anos de independência, mas é estranho sabermos que mais de 200 mil brasileiros hoje preferem viver na antiga metrópole.

Juliana Iorio
Doutora em Migrações
(este texto está protegido pela lei de direitos de autor)

Sem comentários: